Arranca hoje a vigésima Sessão do Conselho Executivo da UA

26-01-2012 22:59

 

 A Vigésima Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana (UA) arranca hoje (quinta-feira), na capital etíope (Addis Abeba), a primeira a realizar-se após, as revoluções árabes, e a decorrer com uma disputa acirrada dos dois candidatos ao cargo do presidente da Comissão da UA.

A cimeira a decorrer hoje (quinta-feira) com término para sexta-feira, além do tema principal +A Promoção do Comércio Intra-africano+, tem ainda em agenda a análise das candidaturas da sul-africana Nkozasana Dlamini Zuma e do gabonês Jean Ping ao cargo da Comissão da UA.

Nkozasana Zuma que chegou quarta-feira em Addis Abeba, reuniu-se no mesmo dia com os ministros e embaixadores dos paises da África Austral na embaixada do seu pais, enquanto o seu opositor é candidato a sua sucessão, por isso,funciona nesta cidade.

Sobre a promoção do comércio intra-africano, os documentos orientadores do encontro indicam ser imperioso o reforço da capacidade industrial e o desenvolvimento de infra-estruturas para transformação do comércio no continente. 

Apontam ainda a superação de desequilíbrios no desenvolvimento de países africanos, para se falar em reforço do comercio intra-africano e a criação de uma Zona Livre de Comercio Pan-africana.

Nessas revoluções conhecidas por +Primaveira árabe+, foram derrubados Hosni Mubarak, então presidente do Egipto, Abidine Ben Ali, na Tunísia, e morto Muammar Kadhafi, na Libia, enquanto a guerra pós-eleitoral na Côte d Ivoire terminou com a queda de Laurent Gbagbo.

Além dessas questões a cimeira poderá ainda apreciar quem ocupará, nos próximos 12 meses, a presidência rotativa da União Africana, na qual o Benin e a Gâmbia são os candidatos.

A presidência da UA coube desta vez a região da África do Oeste.
 

Fonte: Angop