Cuba: Fidel Castro afirma que «parece» que Sarkozy «está louco»

13-09-2010 23:04
Havana - O ex-Presidente cubano Fidel Castro afirmou este domingo que «parece» que o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, está a ficar louco.
 
A afirmação de Fidel Castro foi publicada este domingo no site Cubadebate a propósito das expulsões dos ciganos levada a cabo pelo Governo francês e também do poder nuclear do país. O ex-Presidente cubano afirmou que França é a terceira potência nuclear do planeta e que as cerca de 300 bombas nucleares que o país possui poderão ser accionadas por uma chave que Sarkozy guarda.

«Suponhamos que Sarkozy de repente ficou louco, como parece ser que está a acontecer. Que faria nesse caso o Conselho de Segurança das Nações Unidas com Sarkozy e a sua mala?», questiona Fidel Castro. Na sexta-feira o líder da revolução cubana tinha afirmado que a política do Governo francês relativamente aos ciganos é um «Holocausto racial». Em França já se fizeram sentir as reacções à acusação de Fidel.

O Presidente Sarkozy já fez saber que não vai suspender a deportação dos ciganos romenos e búlgaros para os países de origem, ignorando assim as recomendações do Parlamento Europeu, que pediu a Paris esta quinta-feira, para «suspender imediatamente» as expulsões. Segundo o ministro de Imigração do país, Eric Besson, as pessoas deportadas estavam em situação irregular na França por ocupar espaços públicos, referindo-se aos acampamentos nos quais estavam instalados.
 
(c) PNN Portuguese News Networ