Ndajamena acolhe Cimeira dos Chefes de Estado da CEEAC
A cidade de Ndjamena, capital da República do Tchad, onde já se encontra o Vice-presidente angolano, Fernando da Piedade dos Santos, acolhe domingo (15) a décima quinta Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
Neste encontro, onde o Vice-presidente representa o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, os estadistas e chefes de governos da comunidade regional, segundo a agenda de trabalho a que a Angop teve acesso na capital tchadiana, serão discutidos temas ligados a zona de comercio livre, livre circulação de pessoas e bens na região, acordo de parceria económica entre a CEEAC e a União Europeia e eleições na comissão da União Africana.
No centro das discussões estão também aspectos atinentes ao projecto de orçamento 2012, a segunda reunião da troika ministerial da CEEAC- União Europeia, a contribuição comunitária da integração, o apoio logístico das Forças Armadas da CEEAC e o relatório do auditor financeiro do gestor de contas dos exercícios militares das tropas da comunidade realizados em 2008 e 2009.
Para participa deste evento, que devera terminar neste mesmo dia, estão já na cidade de Ndjamena os presidentes da República Centro Africana e os chefes de governo de São Tome e Príncipe e do Congo. Os demais presidentes ou seus representantes têm as chegadas marcadas para ainda hoje, sábado.
Na qualidade de convidado especial esta também em Ndjamena o presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping.
A CEEAC é uma comunidade criada em Libreville, Gabão, em Dezembro de 1983. Os seus objectivos são promover a cooperação e o desenvolvimento auto-sustentavel, com particular ênfase na estabilidade política, económica e melhoria da qualidade de vida das suas populações.
A política deste organismo inclui um plano de 12 anos para eliminar impostos de alfandegas entre os estados membros e estabelecer uma pauta externa comum, melhorar a indústria, o transporte e as comunicações, a união dos bancos comerciais e a criação de um fundo de desenvolvimento.
São membros da CEEAC Angola, Burundi, Camarões, Tchad, Guiné-Equatorial, Gabão República do Congo, República Centro Africana, República Democrática do Congo e São Tome e Príncipe, tendo actualmente a sua sede em Libreville, Gabão.
A República do Tchad, antiga colónia francesa com uma população estimada em 10.111.337 habitantes e com 1,284 milhoes de quilometros quadrados faz fronteira com a República Centro Africana a sul, com os Camarões e Nigéria a sudoeste e o Níger a oste.
Encontra-se dividido em três grandes regiões geográficas dentre elas a zona desértica no norte, o cinturão árido do Saael no centro e a savana sudanesa fértil no Sul.
Fonte: Angop