Obama está decidido a fechar Guantánamo

10-01-2012 22:41

 


    
  A Casa Branca reafirmou segunda-feira que o presidente americano, Barack Obama, está decidido a fechar a prisão de Guantánamo, na ilha de Cuba, apesar de ainda não ter cumprido esta promessa.

 

"O compromisso do presidente de fechar a prisão da Baía de Guantánamo é tão firme hoje como foi durante a campanha (à presidência em 2008)", disse o porta-voz da Casa Branca Jay Carney, no décimo aniversário desta unidade criada com base na “guerra contra o terror.

 

"Todos somos conscientes dos obstáculos para se obter o que o presidente quer (...), mas seu compromisso não mudou em nada".


Logo após assumir a presidência, em Janeiro de 2009, Obama disse que fecharia a prisão no prazo de um ano, destacando que Guantánamo era utilizada como ferramenta de recrutamento de terroristas contra os Estados Unidos.


Mas o presidente enfrentou uma profunda oposição do Congresso quando tentou transferir os detentos de Guantánamo ao território continental dos Estados Unidos para julgá-los na justiça comum, e não em tribunais militares.

 

Diante da oposição ao fechamento de Guantánamo e da pressão política num ano de eleições presidenciais, é pouco provável que Obama cumpra a sua promessa nos próximos 12 meses.


Os autores intelectuais dos ataques de 11 de Setembro de 2001 estão entre os 171 detentos que permanecem em Guantánamo e aguardam julgamento em tribunais militares.

 

Fonte: Angop